Um bom católico deve ter o costume de, com frequência, fazer um bom exame de consciência. Aprenda como deve fazê-lo.
m bom católico deve ter o costume de, com frequência, fazer um bom exame de consciência.
De modo geral, essa é uma prática feita em preparação à confissão. Porém, a importância dela vai além do aspecto sacramental.
Este exame é um exercício que torna a nossa consciência cada vez mais sensível, capaz de identificar com maior facilidade a verdadeira intenção por trás dos nossos pensamentos, palavras, atos e omissões.
Por isso, a Igreja orienta que façamos o exame de consciência não apenas antes de procurar o Sacramento da Penitência, mas diariamente.
Como fazer um bom Exame de Consciência?
Basta dedicar alguns minutos antes de dormir para avaliar 3 pontos sobre a sua conduta durante o dia que passou:
- O que fez de bom?
- O que fez de ruim?
- E no que pode melhorar?
Uma dica é sempre anotar o resultado desta breve análise em um caderninho particular.
Assim, você não precisará fazer um grande esforço para lembrar dos seus pecados — sejam eles graves ou veniais — quando for fazer um exame mais profundo em vista do Sacramento da Confissão.
À esta preparação, portanto, é recomendável dispensar um tempo maior, já que este exame deve contemplar cada um dos mandamentos da Lei de Deus e da Igreja.
Trata-se de uma série de questionamentos que vão ajudar você a enxergar não apenas os pecados em si, mas também as más inclinações que te conduziram a cometê-los.
Ao longo do exame, pergunte-se:
“Onde eu estava quando não estava com Deus?”
Esta etapa deve levar você a perceber que cada uma das faltas cometidas — especialmente as de matéria grave — te fez perder o Céu e merecer o inferno.
Esta constatação é o que chamamos de atrição.
Mas os sentimentos de culpa, vergonha ou medo — que normalmente surgem quando nos deparamos com a possibilidade da condenação eterna — não são suficientes para a confissão.
É necessário que brotem do coração duas disposições que, juntas, levam à contrição: o profundo arrependimento por ter ofendido a Deus e o firme propósito de emenda.
Por isso, lembre-se de pedir ao Espírito Santo que ilumine sua inteligência e o auxilie a encontrar meios para combater os maus hábitos e evitar as ocasiões de pecado.
Faça o Exame de Consciência
Oração preparatória
Meu bom Deus e Salvador, Pai de misericórdia, eis-me aqui prostrado aos vossos pés, cheio de confusão e de remorsos, qual outro filho pródigo que volta arrependido à casa paterna. Não mereço perdão, porque desgostei demasiadamente a vossa bondade infinita. Mas sei que não olhais para os meus pecados senão para perdoá-los, como Pai misericordioso que sois. Pelos méritos inefáveis do vosso Filho, crucificado e morto por meu amor, pelos méritos do seu Preciosíssimo Sangue, pelas suas lágrimas e agonia, tende piedade de mim. Dai-me luz para conhecer os meus pecados; sincero arrependimento para os aborrecer; firme propósito para nunca mais os cometer; ânimo para os acusar e para cumprir com a devida penitência. Amém.
Fonte: Minha Biblioteca Católica
Deixe um comentário