Deus colocou sua Palavra como o alicerce da vida familiar: “De fato, eu o escolhi, para que ensine seus filhos e sua família a guardarem os caminhos do Senhor, praticando a justiça e o direito, a fim de que o Senhor cumpra em favor de Abraão tudo o que lhe prometeu” (Gn 18,19).
O Papa Francisco nos oferece conselhos valiosos sobre a importância da Sagrada Escritura. Vejamos a seguir:
A BÍBLIA E OS DESAFIOS DA VIDA
“Precisamos, cada vez mais, cultivar a leitura da Palavra de Deus em família, para dar maior sentido às nossas reuniões familiares, à educação ética e cristã de nossas crianças e jovens. A Palavra de Deus traz solidez e firmeza na fé, especialmente em momentos difíceis, oferecendo sustento para vencer os desafios da vida. (…) A Palavra de Deus alimenta e renova a fé: voltemos a colocá-la no centro da oração e da vida espiritual!”
A SAGRADA ESCRITURA NA FAMÍLIA
“Para que a família possa caminhar bem, com confiança e esperança, é essencial que seja alimentada pela Palavra de Deus. A Bíblia não deve ser colocada numa prateleira, mas deve estar sempre à mão, para ser lida frequentemente, todos os dias, tanto individualmente quanto em conjunto – marido e mulher, pais e filhos –, talvez à noite, especialmente aos domingos. Assim, a família cresce e caminha com a luz e a força da Palavra de Deus, que alimenta e renova a fé: voltemos a colocá-la no centro da oração e da vida espiritual!”
EXEMPLO DE SÃO JERÔNIMO
Na Carta Apostólica Scripturae Sacrae Affectus, por ocasião do 16º centenário da morte de São Jerônimo, Papa Francisco destacou a “estima pela Sagrada Escritura, um amor vivo e terno pela Palavra de Deus escrita” como a “herança que São Jerônimo deixou para a Igreja com sua vida e obras”.
DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS
O Papa nos ensina: “Em muitas famílias cristãs, não há quem se sinta capaz de apresentar aos filhos a Palavra do Senhor com toda a sua beleza e força espiritual”. Por isso, instituiu o Domingo da Palavra de Deus, para “encorajar a leitura orante da Bíblia e a familiaridade com a Palavra de Deus”.
A BÍBLIA INSPIRA BONS PROPÓSITOS
O Santo Padre nos recorda que a Palavra de Deus “inspira bons propósitos e apoia a ação; dá-nos força, dá-nos serenidade e, mesmo quando nos desafia, traz a nós paz. (…) Em dias difíceis e confusos, assegura ao coração um núcleo de confiança e amor que o protege dos ataques do maligno”.
VISITA DA MÃE PEREGRINA
A visita da imagem da Mãe Peregrina é também uma oportunidade para um momento com a Sagrada Escritura. Durante esse encontro com a mãe e seu Filho Jesus, dedique um tempo para ler e refletir sobre a Bíblia com sua família.
Fonte: Revista Ave Maria
Deixe um comentário