Recebendo o nome de um dos primeiros moradores da região, o padre Antônio Corvelo de Ávila, que todos se distribuíram no início do século XVIII, a cidade mineira de Curvelo se enfeita em agosto para celebrar a Oitava de São Geraldo Majella , que se movimenta não só a cidade, mas toda a região do “Grande Sertão Veredas” , cantado de forma magnífica por Guimarães Rosa.
Entre os muitos Missionários Redentoristas que dignificaram a Congregação fundada por Santo Afonso de Ligório, sem dúvida alguma um dos mais iminentes e conhecidos é o santo irmão Geraldo Majella . Em sua honra foi erguido um santuário na cidade de Curvelo, situada na arquidiocese de Diamantina.
Fundação e missão
No dia 1 de setembro de 1906, às 11h30 chegaram a Curvelo os primeiros Missionários Redentoristas para ali iniciar uma nova fundação. Como padroeiro escolheram São Geraldo Majella , canonizado dois anos antes, em 11 de dezembro de 1904, pelo Papa Pio X.
Representação da Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário
O primeiro campo de missão da nova comunidade foi a igrejinha de Nossa Senhora do Rosário , localizada na “beirada” da cidade e já no mês de outubro daquele ano se realizou a primeira novena em honra ao santo padroeiro, para a qual se providenciou uma pequena imagem. A novena, na simplicidade do ambiente, foi revestida do máximo esplendor possível!
O campo de missão foi se alargando, inclusive com a pregação das Santas Missões nas paróquias da região , e em 22 de março de 1912, teve início a construção da nova e ampla igreja, concluída depois de seis anos, em março de 1918. Por volta de 1917, a “igrejinha do Rosário”, tendo cumprido bem a sua missão, foi então demolida.
As chuvas torrenciais que costumavam cair no mês de outubro fizeram com que a novena em louvor ao santo padroeiro fosse excessiva para o final de agosto e, pela primeira vez, o que antes era chamada de Novena Pública Solene foi transformada em Oitava, celebrada em Curvelo . Em 1953, a Oitava foi completa para a semana completa entre o último domingo de agosto e o primeiro domingo de setembro . E a festa litúrgica, em outubro, passou a ser solenizada com um tríduo preparatório.
De igreja a santuário
Em Materdomini, no sul da Itália, existe um magnífico santuário que abriga os restos mortais de São Geraldo, o padroeiro das mães e das crianças. Comparável a ele existe o de Curvelo e onde antigamente existia a pequena igreja dedicada à Santíssima Virgem Maria, existe hoje uma majestosa basílica .
João Éder/ TV AparecidaBasílica de São Geraldo, em Curvelo
Assim que a nova igreja foi construída, de pronto, passou a ser local de peregrinação, com milhares de pessoas atraídas pela assistência pastoral e oferecidas religiosas pelas missões . Graças e conquistas passaram a ser registradas em grande quantidade!
Desde os primeiros anos do século XX, numerosos devotos das regiões locais e longínquas do Brasil vêm em peregrinação, especialmente para as celebrações da Oitava, entre fins de agosto e início do mês de setembro .
Em 30 de abril de 1966, este centro de devoção, construído em estilo neorromano , que se distingue pelos altares e mármores de grande valor, decorado artisticamente pelo pintor italiano Victório Goretti, recebido do Papa Paulo VI o título de Basílica Menor , sendo instalado em 16 de outubro do mesmo ano, quando se celebrava o dia do santo padroeiro.
As comemorações da instalação da basílica tiveram início com a novena preparatória em 7 de outubro, seguidas de muitas outras festividades cívicas, religiosas e culturais. Os três últimos dias foram coroados pelas pregações de Dom José Brandão de Castro, C.Ss.R., bispo de Propriá (SE) , registrando as crônicas do Convento Redentorista e do Santuário a presença de bispos, padres e numeroso grupo de fiéis.
A partir daqueles primeiros tempos a fé e devoção do povo de Curvelo e dos devotos de outras regiões não pararam de crescer, sendo marcadas por muitas e bonitas expressões de piedade popular, como aquela de vestir crianças e adultos com a vestimenta do santo . A evangelização que sai do Santuário Geraldino marca o ritmo da caminhada e do compromisso com o ser Igreja/Comunidade.
Missionários Redentoristas celebram a honra de São Geraldo Majella na cidade de Curvelo
Hoje, Curvelo e seus santuários continuam atraindo milhares de devotos de São Geraldo e os Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida continuam fazendo dele um centro ativo de evangelização .
Fonte: a12.com
Deixe um comentário